Tota Scriptura (Toda a Escritura)



Isaías Lopes
O Sola Scriptura é um dos mais importante Solas da reforma protestante, ou, posto de outra forma, é a base dos demais. Mesmo não sendo oriundo da reforma, posto que já era defendido ao longo da história da Igreja, o período da Reforma lhe deu uma grande ênfase, e o Sola Scriptura veio a servir como base para os outros Solas. O Rev. Josafá Vasconcelos parafraseando Lutero em seu livro Nada se Acrescentará, diz que Esta é uma matéria, pela qual a igreja fica de pé ou caí” se referindo ao Sola Scriptura e a suficiência das Escrituras.
Entretanto só o Sola Scriptura não é suficiente, porque se entendida a parte do Tota Scriptura (toda Escritura) pode causa perigos; por exemplo, como criar uma Bíblia dentro da Bíblia (seletividade), ou um reducionismo das Escrituras (utilitarismo), como temos visto muito no meio evangélico. Um exemplo disso são igrejas que só querem pregar ou estudar partes das Escrituras, pois desconsideram o restante delas.
Quando foi dada maior ênfase no “Sola Scriptura” (somente as Escrituras) foi devido a tradição e o magistério que a igreja Romana acrescentou como fonte de autoridade equiparada as Sagradas Escrituras. Sobre Martinho Lutero disse “que a consciência está unida apenas pela Sagrada Escritura”, querendo dizer que as Escrituras são a única fonte divina que temos. Desse modo, resolveu-se o problema de fonte de autoridade. No entanto, muitos caem no reducionismo, especialmente quando citamos versículos isolados, sem nos atentarmos ao seu contexto imediato e ao panorama bíblico. Se não estivermos alertas ao princípio do “sola scriptura” unido ao “tota scriptura”, caímos em interpretações equivocadas e até flagrantes contradições.
Vejamos o que a bíblia tem a dizer sobre isto:
Em 2Tm 3:16 diz: “Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça”.
O apóstolo Paulo quando cita “Toda Escritura” está se referindo ao Antigo Testamento, visto que o Novo Testamento ainda estava sendo escrito. Hoje, quando você cita um versículo do Antigo Testamento, muitos dizem “Ah! Isso é Antigo Testamento!”, como se o mesmo não tivesse a mesma relevância do Novo. Paulo, por outro lado, recheia suas cartas com citações do Antigo Testamento, interpretadas a luz do Evangelho.
Outro texto bem conhecido é Atos dos apóstolos 20:27, que diz: “Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus”. Paulo estava em Éfeso. Tinha reunido os presbíteros e, em um determinado momento, diz “vos anunciar todo o conselho de Deus”. Lembre-se que na carta aos efésios, ele começa tratando da doutrina da predestinação, que é por muitos menosprezada ou as vezes nem mencionada. Se você quer ser o fiel pregador ou estudante das Escrituras deve pregar “todo conselho de Deus”, e se você quiser ser um bom estudante das Escrituras deve estudar toda a Escritura, sem pular as partes que você não gosta.
A tradição reformada busca seguir isso de perto, aceitando tanto que somente as Escrituras são a autoridade final sobre a Igreja e a Fé, quanto o fato de que toda a Escritura é autoritativa. Os 39 Artigos de Religião, da Igreja da Inglaterra, dizem que “a Escritura Sagrada contem todas as coisas necessárias para a salvação”, enfatizando que tudo aquilo que nelas não se lê, nem se pode provar, jamais deve ser exigido dos fiéis como “artigo de fé” ou como coisa “necessária para a salvação”. Estabelece assim o princípio do Sola Scriptura. E a respeito das Escrituras, esclarece: “Pelo nome de Escritura Sagrada entendemos os livros canônicos do Velho e Novo Testamento, de cuja autoridade jamais houve qualquer dúvida na Igreja” (Artigo VI). Assim estabelece o Tota Scriptura, Antigo e Novo Testamento. Esses dois princípios podem ser igualmente encontrados em outros importantes nomes da teologia reformada, como Lutero, Calvino, Knox, e assim por diante. 


Este princípio, Tota Scriptura, ajuda a termos um entendimento maior das Escrituras e não apenas de partes dela. Com isto, nos auxilia também a entender passagens que isoladamente são mais difíceis de compreender. Então, o princípio da Sola Scriptura e o da Tota Scriptura devem andar juntos, um como única fonte da revelação de Deus e o outro como a compreensão da totalidade dela. Um princípio hermenêutico que se utiliza da Tota Scriptura é a “ analogia da fé”, que pode ser tratado em artigo futuro.


Isaías Lopes, membro da Igreja Presbiteriana Primeiro de Maio, 
Bonfim, Bahia.

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