Tota Scriptura (Toda a Escritura)
Isaías Lopes
O
Sola Scriptura é um dos mais importante Solas da reforma
protestante, ou,
posto de outra forma, é a base dos demais.
Mesmo
não sendo
oriundo da reforma, posto
que já era defendido ao longo da história da Igreja, o
período da
Reforma
lhe deu
uma grande
ênfase, e
o Sola Scriptura veio a servir
como base para os outros Solas. O Rev. Josafá Vasconcelos
parafraseando Lutero em seu livro Nada
se Acrescentará,
diz que
“Esta
é uma matéria, pela qual a igreja fica de pé ou caí” se
referindo ao Sola Scriptura e a suficiência
das Escrituras.
Entretanto
só o Sola Scriptura não é suficiente, porque
se entendida a parte
do Tota Scriptura (toda Escritura) pode causa perigos; por
exemplo,
como criar uma Bíblia
dentro da Bíblia
(seletividade),
ou um reducionismo das
Escrituras (utilitarismo),
como temos visto muito no meio evangélico. Um exemplo disso são
igrejas que só querem pregar ou estudar partes das Escrituras, pois
desconsideram o restante delas.
Quando
foi dada
maior
ênfase no “Sola Scriptura” (somente as Escrituras) foi devido a
tradição e o magistério que a igreja Romana acrescentou como fonte
de autoridade equiparada as Sagradas Escrituras. Sobre
Martinho
Lutero disse “que a consciência está unida apenas pela Sagrada
Escritura”, querendo
dizer
que
as
Escrituras são a única fonte divina que temos. Desse
modo, resolveu-se
o problema de fonte de autoridade. No
entanto, muitos caem no
reducionismo, especialmente
quando
citamos versículos isolados, sem nos atentarmos ao seu contexto
imediato
e ao panorama bíblico. Se não estivermos alertas ao princípio
do “sola scriptura” unido ao “tota scriptura”, caímos em
interpretações
equivocadas e até
flagrantes contradições.
Vejamos
o que a bíblia tem a dizer sobre isto:
Em
2Tm 3:16 diz: “Toda
Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para
repreender, para corrigir, para instruir em justiça”.
O
apóstolo
Paulo quando cita “Toda Escritura” está se referindo ao Antigo
Testamento, visto que o Novo Testamento ainda estava sendo escrito.
Hoje, quando você cita um versículo do Antigo
Testamento,
muitos dizem “Ah!
Isso é
Antigo Testamento!”, como
se o mesmo não tivesse a mesma relevância do Novo. Paulo, por outro
lado,
recheia suas cartas com citações do Antigo Testamento,
interpretadas
a luz do Evangelho.
Outro
texto bem conhecido é Atos dos apóstolos 20:27, que diz: “Porque
nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus”. Paulo estava
em Éfeso. Tinha reunido os presbíteros e, em um determinado
momento, diz
“vos anunciar todo o conselho de Deus”. Lembre-se
que
na carta aos efésios, ele
começa tratando da doutrina da predestinação, que é por muitos
menosprezada ou as vezes nem mencionada. Se você quer ser o fiel
pregador ou estudante das Escrituras deve pregar “todo conselho de
Deus”, e se você quiser ser um bom estudante das Escrituras deve
estudar toda a Escritura, sem pular as
partes
que você não gosta.
A
tradição reformada busca seguir isso de perto, aceitando tanto que
somente as Escrituras são a autoridade final sobre a Igreja e a Fé,
quanto o fato de que toda a Escritura é autoritativa. Os 39 Artigos
de Religião, da Igreja da Inglaterra, dizem que “a Escritura
Sagrada contem todas as coisas necessárias para a salvação”,
enfatizando que tudo aquilo que nelas não se lê, nem se pode provar,
jamais deve ser exigido dos fiéis como “artigo de fé” ou como
coisa “necessária para a salvação”. Estabelece assim o
princípio do Sola Scriptura. E a respeito das Escrituras, esclarece:
“Pelo nome de Escritura Sagrada entendemos os livros canônicos do
Velho e Novo Testamento, de cuja autoridade jamais houve qualquer
dúvida na Igreja” (Artigo VI). Assim estabelece o Tota Scriptura,
Antigo e Novo Testamento. Esses dois princípios podem ser igualmente
encontrados em outros importantes nomes da teologia reformada, como
Lutero, Calvino, Knox, e assim por diante.
Este
princípio,
Tota Scriptura, ajuda a termos um entendimento maior das Escrituras e
não apenas de
partes
dela. Com
isto, nos auxilia também
a entender passagens que isoladamente
são
mais difíceis de compreender. Então,
o princípio
da Sola Scriptura e o da Tota Scriptura devem andar juntos,
um como única fonte da revelação de Deus e o
outro
como a compreensão da totalidade dela. Um princípio
hermenêutico que se utiliza da Tota Scriptura é a “ analogia da
fé”, que pode ser tratado em artigo futuro.
Isaías Lopes, membro da Igreja Presbiteriana Primeiro de Maio,
Bonfim, Bahia.
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